Cerimônia de enceramento do Festival de Cannes

Chega ao fim a 68º edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, que contou com Jake Gyllenhaal como um dos jurados.

A Palma de Ouro de melhor filme foi para o francês Deepan do diretor Jacques Audiard. A escolha foi recebida com surpresa e um pouco de polêmica, já que o filme não estava entre os favoritos da competição.


 Após a cerimônia de premiação, o júri participou de uma conferência de imprensa:


O júri, composto por atores, cineastas e uma cantora, foi liderado pelos co-presidentes Joel e Ethan Cohen.

Falando em uma conferência de imprensa após a cerimônia, Joel disse que sua abordagem para julgar os 19 filmes em competição: "Nós não somos um júri de críticos de cinema - nós somos artistas que assistimos o filme e decidimos o que celebrar em cada uma das obras."

Ethan disse: "Nós não poderíamos dar um prêmio para todos os filmes - mas tentamos equilibrar a atenção sobre cada um dos filmes."

Joel acrescentou: "Gostaríamos de ter dado a mais filmes prêmios múltiplos, mas essas são as regras. Foi um pouco de um jogo de xadrez - tentando destacar o maior número de filmes possível "... Seríamos os primeiros a dizer há outros filmes que gostaríamos que tivéssemos mais prêmios para oferecer." 


Diretor franco-canadense Xavier Dolan disse que o drama sobre o Holocausto de Laszlo Nemes e vencedor do Grande Prêmio do Júri Son of Saul deixou uma impressão duradoura.

"Tivemos uma longa apreciação de silêncio depois de assistir Son of Saul", disse Dolan. "Nós nunca esquecemos daquele filme. É um daqueles filmes que cresce em você.  

Me abalou profundamente."

Falando sobre o Palme d'Or vencedor Dheepan , a atriz britânica Sienna Miller disse: "Foi lindo o quão pouco se viu e ainda o quanto nós sentimos. Isso me abalou profundamente. "

O ator Jake Gyllenhaal acrescentou sobre o filme de Audiard: "É essencialmente sobre três desconhecidos que se tornam uma família - um tempo depois você assiste três pessoas que viajam para um país estrangeiro e que aprendem a amar uns aos outros. Eu nunca vi isso feito assim - e eu pensei que seria incrível se algo como isso era possível na vida ".




 Virando-se para o vencedor de melhor roteiro Chronic de Michel Franco , em que Tim Roth interpreta uma enfermeiro que trabalha com pacientes terminais, o cineasta mexicano Guillermo del Toro disse: "Era um roteiro bonito para mim ... uma bela maneira de falar sobre a morte e a falta de vida ... Para abordar um assunto que é tão grande, ele mostrou força e inteligência. " 

Gyllenhaal acrescentou: "Suicídio controlado é algo que precisa ser abordado com mais freqüência e mais publicamente." 


Joel acrescentou que o seu dever de júri o havia mudado. "Qualquer experiência como esta muda sua vida - sua perspectiva como um observador de filme, como alguém que tem ver muitos filmes e, em seguida, discutir, muda profundamente você", disse ele.

A atriz francesa Sophie Marceau acrescentou: "Todos os dias eu me tornei um pouco mais neutro. Eu estava de volta de minha vida - para ser surpreendida - de viver neste mundo abstrato - que são mais receptivos como resultado. Um que absorve e muda o outro." 

A atriz espanhola Rossy de Palma colocou mais diretamente e disse: "Foi como fazer amor com o cinema durante todo o dia."











Os vencedores:

Palma de Ouro: Dheepan, de Jacques Audiard
Grand Prix: Son of Saul, de László Nemes
Melhor diretor: Hou Hsiao Hsien, por The Assassin
Prêmio especial do júri: The Lobster, de Yorgos Lanthimos
Melhor atriz: Rooney Mara, por Carol (de Todd Haynes), e Emmanuelle Bercot, por Mon Roi (de Maïwenn)
Melhor ator: Vincent Lindon, por La Loi du Marché, de Stéphane Brizé
Melhor roteiro: Michel Franco, por Chronic
Prêmio da crítica/mostra principal: Son of Saul
Seção Um Certo Olhar: Rams, de Grimur Hakonarson
Prêmio da crítica/Um Certo Olhar: Masaan, de Neeraj Ghaywan
Seção Câmera de Ouro: La Tierra y la Sombra, de Cesar Acevedo
Semana da Crítica: Paulina, de Santiago Mitre
Palma de Ouro de melhor curta-metragem: Waves ‘98, de Ely Dagher


Fonte: screendaily



Entrevista

Como você considera o seu papel como um membro do júri deste ano? Você aprecia um filme com a cabeça ou com o seu coração?

Desde o início, os Irmãos Coen nos disse que a coisa mais importante é ser positivo. Se você se permitir muito poder, você começa a julgar. Eu acho que estou aqui para ser guiado ao invés de apenas expressar uma opinião; quero aprender com as pessoas que são mais sábios do que eu sou. É difícil julgar arte desde que as pessoas colocam meses e às vezes anos para desenvolver seus projetos.

Que tipo de entusiasta de cinema é você?

Eu diria que a história é mais importante para mim. Eu me sinto como o artesão de um grande filme, mas eu também gosto de ser entretido. Em um filme, é tudo sobre o tempo e como você percebe isso.

Você está mais atraído por filmes dramáticos ou são esses papéis impostas a você?

Eu gravito em torno deste estilo dramático e adoro trabalhar com material que tem a profundidade para que você possa explorar ou aprender algo sobre si mesmo. E eu acho que você pode aprender tanto com a comédia a partir de um drama.

Em Enemy, seu personagem é sutilmente expressiva, enquanto que em Prisioneiros ele é cheio de tiques nervosos. É a expressão mais importante do que palavras?

Eu não vejo assim. Gosto de histórias que se sentem novas para mim, e eu sou guiado por minhas descobertas. Às vezes está tudo no roteiro e tudo que você precisa fazer é desenhar seu mapa e depois segui-lo. Às vezes, o roteiro é mais abstrato e você vai para o mundo exterior para procurar pistas. Você, então, começa a sentir o que o diretor quer dizer para você.

No caso de Prisoners, o personagem não foi escrito de uma forma muito específica, de modo que Denis Villeneuve e eu adicionamos mais detalhes com base na essência da história. Eu queria fazer o personagem mais misterioso já que o filme era um mistério.

Com apenas 34 anos, sua carreira já se estende por 24 anos; que tipo de personagem você ainda gostaria de jogar?

Eu não tenho qualquer desejo específico a este respeito. Não estou instintivamente focado. Eu nunca disse a mim mesmo: "Eu sempre quis jogar este ou aquele personagem." É a história que conta. Eu acho que o universo que nos apresenta as coisas, e é nossa escolha aceitar ou não. Eu prefiro muito mais trabalhar com diretores e artistas que eu admiro. Eu sou um grande fã do Spike Jonze e dos Irmãos Coen. Alguma quota de um senso de anarquia, que realmente amo.

Veremos em breve você em seu novo filme Southpaw, em que você está fisicamente transformado; foi realmente necessário?

Novamente, tudo depende da história. No caso de Southpaw, eu tinha que ser um boxeador, e muitos filmes extraordinários sobre pugilistas já foram feitos. Eu queria olhar como um profissional, então eu treinei duas vezes por dia durante cinco meses. Eu percebi que se eu treinasse duas vezes por dia, eu queria obter um treinamento de mais de cinco meses! Foi inspirador; e obter uma amostra do que é a sensação de treinar como um profissional fez este trabalho uma experiência fantástica.

Depois de Southpaw, eu fiz um filme com Jean-Marc Vallée e o aspecto físico não era tão importante. Era mais sobre uma viagem interior. Cada diretor é diferente, e você tem que seguir a sua visão. A última coisa que você quer fazer como ator é contradizer a visão do diretor.

Seus sentimentos sobre o festival?

A capacidade de estar com artistas, crescer e trocar idéias com eles é fascinante para mim. Sob todo o glamour, Cannes é realmente o único lugar na terra onde você pode conhecer artistas que têm uma visão diferente do mundo.

Fonte: festival-cannes

Nenhum comentário:

Postar um comentário