Entrevista para o The Guardian


Com Prisoners, suspense nos dá outra um retrato de um bom homem que está um pouco danificada, nós queremos saber se a estrela de Donnie Darko precisa de um abraço:

"Você está feliz sendo você? " Pergunto à Jake Gyllenhaal .

"Eu sou o quê?" ele responde.

"Você está feliz ? "


"Feliz? Me sinto energizado pelo meu trabalho e estou muito empolgado com as coisas que estou prestes a fazer. Estou tão comovido com a minha relação com o meu diretor. O que tenho a dizer, estou olhando para o futuro. Acho que isso responde a sua pergunta."

Não, porém, na verdade. Pode-se inferir alguns significados diferentes da resposta, depois de tudo, mas só pergunto porque me importo. Gyllenhaal pode ter esse efeito nas pessoas. É raro você vê-lo em um filme e não querer que ele tenha êxito. Seus personagens são geralmente modestos e gentis, qualidades ainda mais enfatizadas por aqueles grandes olhos azuis. Muitas vezes, você gostaria que alguém apenas subir e dar-lhe um abraço. Esse é o caso em seu último papel .

Gyllenhaal estrela ao lado de Hugh Jackman em Prisoners, um thriller sobre o desaparecimento de duas meninas em uma pequena cidade, no calcanhar América. É a estréia  em Inglê do diretor Denis Villeneuve e o tom do filme se passa muito em seus momentos iniciais. A chuva está caindo nas hastes da escada em ruas vazias e casas abandonadas. A trilha sonora é silenciosa, as vozes dos personagens que ecoam através de um espaço que se sente meio abandonado. É um filme, de acordo com Gyllenhaal, que é um reflexo do momento econômico mais sombrio. "Ah, sim ", diz ele. "Definitivamente. Filmamos o filme em uma cidade chamada Conyers perto de Atlanta, que é uma parte muito pobre dos Estados Unidos. É uma parte rural do país, por isso há uma sensação de calma, mas também de solidão e vazio. Há tantas histórias que falam sobre uma versão idealista de uma família e de segurança, a vida idílica de uma pequena cidade. Mas aqui, de certa forma, não havia nenhum sentimento de esperança. "

Keller Dover de Jackman, pai de uma das meninas desaparecidas, é a personificação disso. Um carpinteiro e sobrevivente, ele tem uma visão sombria desde o início (o seu lema é "Esperança para o melhor, prepare-se para o pior"). É apenas horas depois do desaparecimento, que ele começa a tomar o assunto em suas próprias mãos. Gyllenhaal, por sua vez, interpreta o detetive Loki, encarregado de resolver o mistério. Ao contrário de Dover, no entanto, ele está sujeito a restrições: o silêncio de seus suspeitos e a letargia de seu próprio departamento de polícia.

A ausência é central para o filme, a partir da ausência física das meninas com a falta de trabalho e de segurança na cidade. Mas há também uma ausência no sentido de coisas que estão sendo deixadas por dizer. Os espectadores são deixados para meditar sobre o significado e a motivação para si. "Eu acho que o estilo de direção de Denis é muito sobre o que está embaixo", diz Gyllenhaal . "É o que está enterrado no inconsciente e acho que é onde este thriller realmente funciona. Há definitivamente a capacidade de lê-lo e vê-lo de forma consciente e ser tenso e na ponta da cadeira o tempo todo. Simultaneamente, há esta tendência inconsciente, o ventre deste filme. As coisas que não são reveladas são porque amo trabalhar com Denis ".

Loki de Gyllenhaal é certamente um caso em apreço. Ele é o melhor detetive em Conyers, aquele que nunca deixou de resolver um caso. Ele também adere às regras - este não é um policial maverick - e tem um entusiasmo puppyish(ansioso) para o trabalho. No entanto, ele também tem anéis pretos profundos permanentemente ao redor dos olhos / tics nervosos. Sob sua camisa as algemas são ásperas e talvez tatuagens caseiras. "Eu vejo Loki como narrador do filme e quando penso sobre narradores famosos - seja no cinema, novelas, em toda parte - há uma grande incógnita quanto a quem essa pessoa realmente é", diz Gyllenhaal. "Todo o meu processo de pensamento sobre Loki era ser um bom detetive, particularmente em uma idade muito jovem, ele tinha que entender fundamentalmente a mente do criminoso Acho que o fascínio aparece nele. As tatuagens, por exemplo... elas nem sempre estão visíveis porque acho que ele tem vergonha delas. Há muita vergonha em Loki . Foi uma luta para ele não se emocionar, para esconder seus sentimentos."

Dessa forma, então, Loki é um personagem clássico de Gyllenhaal. Muitos de seus papéis mais famosos , na verdade, muitos de seus papéis parada total , são tão bons homens que estão danificados de alguma forma. Não é o papel que fez seu nome há 12 anos, Donnie Darko , um adolescente carinhoso e sensível que acaba de cometer atos de incêndios criminosos e assassinato. Ou Robert Graysmith de Zodíaco, o cartunista cujo desejo de ajudar a capturar um serial killer se torna uma obsessão que destrói sua família. Depois, há Jamie Randallde Amor e Outras Drogas, que não pode dizer "eu te amo" sem ter um ataque de pânico. Ou Jack Twist, o cowboy de Brokeback, como Loki, tenta esconder seus sentimentos, mas em última análise, não se torna bem sucedido. Ou Dastan em Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo que ... não, na verdade, esse é um que não funciona.

"Eu olho para algo na história que oferece o amor de uma forma mais complicada", Gyllenhaal explica . . " Eu não olho para as trevas, o que isso significa, mas na minha mente, a escuridão reconhece grande luz e também acho que quando se trata de um personagem, sou movido por gente que possa lutar pelo amor primeiro; personagens que tive que fazer bastante pesquisa e acho que o suficiente a ponto de ser capaz de realmente me apaixonar por eles. Recentemente, em particular, que é o que está acontecendo. Adoro o Detective Loki. Achei difícil deixá-lo ir . "

Ao longo da nossa entrevista, o que registrei por telefone no lobby de um hotel em Toronto (Gyllenhaal teve que cancelar a entrevista cara-a-cara devido a uma doença ), ele fala em longas, incansáveis frases que constantemente qualificam-se e voltam para reafirmar um ponto. É óbvio que ele leva seu trabalho muito a sério e gosta de pensar muito sobre isso, mas não é totalmente claro se isso é puramente um ator dramático sombrio.

Depois de mencionar seu desejo de pesquisar para seus papéis cuidadosamente, ele diz que, em preparação para o papel de Loki viu uma centena de horas de filmagens de  interrogatório policial. Uma centena. E tudo para uma cena que, na tela, dura pouco mais de três minutos. "Eu não acho que a minha abordagem para a atuação é necessariamente a serviço do personagem", diz ele, livremente. "Eu acho que, egoisticamente, o coloco a serviço de mim mesmo, da minha perspectiva sobre o mundo e para ajudar a minha vida. Tenho um cérebro hiperativo e, como resultado disso, realmente posso entrar em minha própria mente. Então, eu gosto para tentar exercê-la até o ponto da exaustão. Acho que tive todo o trabalho de pesquisa, mas eu usei terapeuticamente, também, de uma forma estranha. Percebi que com esse tipo de pesquisa o quanto ele mudou a minha vida e que o trabalho de atuar é uma coisa maravilhosa, na medida em que pude dar-lhe perspectiva sobre o fato de que o que você faz realmente não é tão importante em tudo."

Neste ponto quero chegar e dar-lhe um abraço de novo, embora dado o fato de que ele está de volta para sua casa na Califórnia, este seria difícil. Continuamos a falar sobre a força da família de Gyllenhaal, sobre a maneira como ele foi criado, e os princípios que ele detém , sobre como ele adotou a abordagem terapêutica para atuar de seu cunhado, Peter Sarsgaard . Pergunto-lhe se tal abordagem descarta interpretar um super-herói. Ele ri, antes de responder muito direta que iria depender do diretor, e que os filmes de super-heróis são um truque muito difícil de se fazer.

Eu faço uma última tentativa de colocar um sorriso no rosto, esperando um pouco de bajulação pode animá-lo. Ele parece atrair um tipo sofisticado de mulher, digo que, na verdade, duas mulheres que conheço têm declarado um grande interesse em se tornar namoradas dele. Ele ri ! Muito! "Bem, fui cercado por mulheres muito sofisticadas, é o forte da minha família , então talvez seja algo a ver com a minha educação."

"É muito bom ouvir isso. É lisonjeiro, é lisonjeiro. Mas, você sabe, eu não posso... "

Fonte: theguardian

Voltando da academia em Nova York:



Fonte: ihj

Nenhum comentário:

Postar um comentário